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Restrição de açúcar ou gordura têm mesmo efeito na perda de peso

21 de fevereiro de 2018

Açúcar ou gordura: o que é mais importante reduzir na rotina alimentar? Uma pesquisa recente, publicada no Journal of the American Medical Association (Jama), mostra que restringir o consumo de ambos é igualmente importante para a perda de peso. Outra descoberta importante foi que fatores como genética e o metabolismo de insulina não são determinantes do sucesso ou insucesso de uma dieta.
Você confere mais detalhes da pesquisa na matéria da Revista Exame, da Editora Abril, reproduzida na íntegra a seguir:

Restrição de açúcar ou gordura têm mesmo efeito na perda de peso
As descobertas do estudo podem ter consequências importantes no mercado americano de perda de peso - avaliado em 66 bilhões de dólares

                                                 Salada

Os conselhos para perder peso costumam ser consumir menos carboidratos (e, portanto, açúcares), ou menos lipídios (gorduras). Mas qual a melhor opção? Um estudo publicado nesta terça-feira demonstra que nenhum é melhor que o outro. Além disso, fatores como genética e o metabolismo de insulina tampouco são fundamentais para os resultados de uma dieta, segundo conclusões publicadas no Journal of the American Medical Association (Jama).

Essas descobertas podem ter consequências importantes no mercado americano de perda de peso – avaliado em 66 bilhões de dólares -, sobretudo na última tendência do setor: a dieta do DNA, que pretende determinar o melhor regime em função da genética individual. “Todos escutamos histórias de um amigo que fez uma dieta que deu muito certo, e de outro que tentou o mesmo regime, mas não funcionou”, disse Christopher Gardner, professor de Medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia. “É porque todos somos diferentes e acabamos de começar a compreender as razões desta diversidade”, acrescentou.

Participaram do estudo 609 pessoas de entre 18 e 50 anos, 57% delas mulheres. Elas foram separadas em dois grupos ao acaso. Durante um ano, uma delas fez o regime de restrição de gordura, e o outro, o de açúcar. Em média, cada pessoa perdeu cerca de 5,9 quilos nos dois grupos. Alguns perderam muito mais – até 27 quilos -, enquanto outros engordaram até 9 quilos. Os cientistas não encontraram uma relação entre o regime realizado e uma perda de peso mais significativa. “Não há uma diferença destacável na evolução de peso entre uma dieta equilibrada e leve em gorduras e uma dieta equilibrada leve em açúcares”, concluíram os pesquisadores. “Uma parte dos genomas dos participantes foram sequenciados, o que permitiu aos cientistas buscar a presença de genes associados à produção de proteínas que modificam o metabolismo de carboidratos e lipídios”, segundo o relatório. Os participantes ainda consumiram açúcar em jejum para medir a produção de insulina. “Nenhum perfil genético e nenhuma secreção de insulina foram associador aos efeitos das dietas sobre a perda de peso”, concluíram.”

Revista Exame,


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Categorias: MÍDIA, SAÚDE

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