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Substituindo (e descobrindo) ingredientes

26 de abril de 2018

Frequentemente, ouvimos pessoas afirmarem que desejam se tornar veganas por consciência e compaixão do sofrimento animal, mas, ao mesmo tempo, argumentarem que teriam dificuldade de se alimentar se retirassem todos os produtos de origem animal da dieta.

Isso muda se nós pensarmos que (1) esse pensamento se deve, na verdade, a uma cultura alimentar baseada em produtos industrializados que limita o nosso conhecimento das opções disponíveis na natureza - são muitas! - e que (2) uma boa dieta vegana não se faz simplesmente “retirando” alimentos do nosso cardápio, mas substituindo ingredientes por alternativas mais éticas e saudáveis.

Para ajudar você que está em processo de “conversão” ao veganismo, segue uma lista de substituições supersimples para alguns dos produtos de origem animal mais comuns na mesa brasileira. Assim, vamos facilitar sua vida e ajudar você a ajudar os animais:

Leite

Existem diversas opções de leites vegetais, os mais comuns e acessíveis em supermercados são o leite de soja e o leite de arroz.



Manteiga

Para as receitas doces, a alternativa à manteiga é o óleo de coco. Outra opção é o abacate, que funciona também para pratos salgados.



Ovo
São muitas formas de substituir o ovo, e cada uma atende melhor a diferentes receitas. Se o importante para o que você vai fazer é a textura, a semente de linhaça misturada com água fervente reproduz fielmente a da clara. No omelete, existem formas de obter um resultado muito semelhante ao tradicional usando grão-de-bico - aliás, já falamos aqui no blog o quanto esse grão é importante na dieta vegana.



Carne

Algumas coisas não são apenas questão de paladar, mas de costume e cultura. Hambúrguer e churrasco, por exemplo, são pratos que fazem parte de todo um rito social. Mas você pode facilmente se manter fiel às suas convicções veganas sem se apartar da realidade - o que não contribui para a propagação do veganismo - com receitas saborosas e criativas desses pratos. Confira algumas aqui e aqui.

O processo de transição é também de descoberta de um mundo de novos ingredientes, uma aventura e tanto! Esperamos que essas dicas ajudem você a, além de ter uma alimentação mais saudável e ética, dar os primeiros nesse novo modo de vida que cada vez ganha mais adeptos. E se descobrir uma receita nova pelo caminho, compartilha com a gente pela nossa página no Facebook!
 

Categorias: SAÚDE

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