Blog

Você sabe o que é especismo?

15 de maio de 2018

Especismo é preconceito. Felizmente, vivemos um tempo de questionamento de velhos hábitos e valores segregacionistas e opressores contra diversas minorias, baseados na intolerância a diferença. Nesse contexto, o termo “especismo” surgiu como forma de definir a discriminação contra seres de diferentes espécies.

Existem, basicamente, duas formas de especismo: dos seres humanos que consideram nossa espécie superior a todas as demais; e a diferenciação sem critérios válidos entre as diferentes espécies animais.

No primeiro tipo, chamado elitista, especistas se valem do fato de nossa espécie ter capacidades de que não gozam as demais: raciocínio, conhecimento, consciência. A partir desse argumento, entendem que as demais espécies existem para serviço e satisfação do ser humano. Um grande engano!

Os elitistas ignoram que, apesar dessas diferenças, as espécies não humanas compartilham conosco a senciência: a capacidade de ter sensações e sentimentos. Ou seja, os animais são capazes de prazer, bem-estar e afeto - é muito fácil perceber isso quando se tem um animal de estimação. Também são capazes de dor, medo e outras experiências sensíveis negativas. Por isso, o sofrimento animal, infligido pela exploração que o ser humano impõe às demais espécies, não pode ser ignorado.

O segundo tipo de especismo é ainda menos lógico. É muito comum que pessoas tenham grande consideração e afeto por determinadas espécies, domésticas principalmente, como cães e gatos, mas não se importem com o valor da vida de outros animais, como vacas e porcos, servindo-se deles para a alimentação, entre outros tipos de exploração. A isso, o veganismo responde com o questionamento “se ama um, por que mata o outro?”, que se tornou um slogan poderoso na luta pelos direitos dos animais.

É preciso considerar que toda vida tem seu valor, de que espécie seja. Todos os seres sencientes, humanos e não humanos, são capazes da felicidade, por isso suas necessidades e interesses precisam ser considerados igualmente. Portanto, nem um direito a menos - a nenhuma espécie!



Voltar para o blog

Newsletter

Assine nossa newsletter
e receba todas as novidades da Veg+

Uma vida saudável começa com um investimento consciente.
Para mais informações entre em contato (21) 3150.3031 ou pelo email expansao@vegmais.com.br
Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen
Av. das Américas, 3434 / Bloco 5 / sala 301 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Mais informações em faleconosco@vegmais.com.br ou expansao@vegmais.com.br
Tel.: (21) 3150.3031