Blog

Prefeitura do Rio proíbe canudos de plástico

03 de agosto de 2018

No nosso dia a dia, usamos muitos utensílios que não são necessários, pelo contrário são totalmente substituíveis e dispensáveis. Como as sacolas, os canudos e copos de plástico. Coisas que usamos tão mecanicamente que não fazemos ideia do mal que podem causar à natureza.

Pensando nisso, o Prefeito do Rio, Marcelo Crivella, sancionou um projeto de lei que proíbe a distribuição de canudinhos de plástico em estabelecimentos alimentícios. Assim, o Rio tornou-se a primeira capital brasileira a banir o uso de canudos. Mesmo sendo uma medida um tanto rígida, a população carioca apoiou muito a causa. A ONG Meu Rio, reuniu 15 mil pessoas dispostas a lutar por uma cidade mais limpa e sustentável.

Os canudos são apenas uma pequena parcela de todo plástico que geramos. Mas sua substituição em bares, restaurante e quiosques é uma porta de entrada para discursões mais profundas sobre os problemas ambientais causados pela enorme produção de lixo plástico no mundo.

Dados do Fórum Econômico Mundial afirmam que atualmente existem 150 milhões de toneladas métricas de plásticos nos oceanos. Inclusive, no Pacífico, uma enorme ilha vem sendo formada e já começa a ser vista do espaço!O preço pelo uso impensado de artigos plásticos virá a ser pago num futuro, em que nos oceanos haverá mais plástico do que peixes, como preveem os cientistas.

Além de apresentar risco à vida marinha, já que muitos animais o confundem com alimento, o plástico, sendo um material não biodegradável, pode continuar presente na natureza. Mesmo após ser quebrado em pedaços menores, ele libera elementos químicos, que são cancerígenos e podem causar distúrbios hormonais. Esses pedaços menores são conhecidos como “microplástico”, e diversos estudos já foram feitos sobre a presença dessas partículas no meio ambiente. Estando presente no mel, na cerveja, no sal, além de ter sido encontrado no ar, o que comprova que além de ingerido, o plástico também é aspirado.

Como podemos ver, a conscientização sobre o uso desse tipo de produto é essencial para evitar todos os malefícios que seu uso traz para o planeta. As atitudes individuais, por mais simples que sejam, se tornam cada vez mais significativas e necessárias,seja recusando um canudinho ou lutando para que os governantes adotem medidas sustentáveis na política. E para você dar o primeiro passo a favor da Terra, conheça a Veg+, onde além de oferecermos opções para uma alimentação mais saudável e consciente, também nos comprometemos com uma responsabilidade socioambiental. Em todas as lojas você encontra os canudos de aço disponíveis para venda! ;)       

                                                                                                  
 



Voltar para o blog

Newsletter

Assine nossa newsletter
e receba todas as novidades da Veg+

Uma vida saudável começa com um investimento consciente.
Para mais informações entre em contato (21) 3150.3031 ou pelo email expansao@vegmais.com.br
Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen
Av. das Américas, 3434 / Bloco 5 / sala 301 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Mais informações em faleconosco@vegmais.com.br ou expansao@vegmais.com.br
Tel.: (21) 3150.3031