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A importância dos grãos, sementes e cereais na dieta

09 de agosto de 2018

Não é “tudo a mesma coisa”. Grãos, sementes e cereais são alimentos diferentes, igualmente importantes para a alimentação e se complementam.

Em linhas gerais, os cereais são as plantas cultivadas por seus frutos comestíveis, tal como o trigo, por exemplo, que se transforma em alimento. Os grãos são os resultados finais da colheita, como o feijão, que é um grão colhido da semente do seu próprio plantio. As sementes são assim chamadas por estarem vivas, ou seja, prontas para gerar novas plantas e alimentos.

                                                                        

Grãos e cereais
Podem ser uma excelente fonte de vitaminas, minerais. São ricos em diversos nutrientes essenciais aos seres humanos como zinco, ferro, cobre, magnésio, fósforo, vitamina E vitaminas do complexo B. Conferem energia, porque contêm um excelente carboidrato e têm uma boa quantidade de proteínas, mas seus principais nutrientes são as fibras.
A alta concentração de fibras nestes alimentos faz com que eles sejam ótimos no auxílio ao bom funcionamento do intestino, além de aumentarem a sensação de saciedade, nos ajudando a comer menos e auxiliando na perda de peso. Também reduzem o colesterol, tornando o coração mais saudável e ajudam a diminuir a carga glicêmica da refeição, ou seja, o açúcar do alimento entrará mais devagar na corrente sanguínea.

Sementes

Possuem grandes concentrações de ômega 3, 6 e 9, chamadas de "gorduras boas" ou ácido graxos, diminuindo os níveis de colesterol no sangue. Além disso, também são excelentes fontes de fibras insolúveis, magnésio, selênio e gorduras poli-insaturadas. Também contribuem para melhora da imunidade, regularização do trato gastrointestinal e proteção contra as doenças cardiovasculares.

Uma das suas maiores virtudes é a facilidade de introduzi-las na dieta, já que podem ser incluídas em quase todo tipo de receita. Versáteis, combinam tanto com alimentos doces quanto salgados.

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