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Dá pra viver de proteínas vegetais?

16 de agosto de 2018

As proteínas são indispensáveis para nossa alimentação. É o principal elemento de manutenção e desenvolvimento do nosso organismo, e é preciso estar atento à quantidade delas que ingerimos em nossa dieta. Culturalmente, fomos educados para ter nos alimentos de origem animal - carne, principalmente - a nossa principal fonte proteica, mas recentemente as proteínas vegetais tem ganhado protagonismo.
 
Até pouco tempo, as proteínas de origem vegetal permaneciam pouco conhecidas, inclusive um dos principais questionamentos a dietas vegetarianas e veganas era sobre a suposta carência de proteína. Isso porque as carnes animais possuem todos os aminoácidos necessários para o nosso organismo, são uma fonte mais fácil deles. Mas é possível compensar isso numa dieta só de vegetais: o segredo está na variedade.


Enquanto uma pessoa que come carne recebe os nove aminoácidos necessários ao organismo em grandes quantidades da proteína animal, um vegetariano terá que combinar diferentes alimentos para conseguir os mesmos aminoácidos. Por isso, é importante estar informado sobre diversos vegetais que sejam boas fontes proteicas, e, se necessário, procurar suplementação - a Veg+ possui diversos suplementos alimentares de base vegetal para ajudar você.

Uma dieta vegetariana/vegana bem preparada pode igualar a quantidade de proteínas de uma dieta carnívora. Mas por que a proteína vegetal é ainda melhor que a animal? É simples: os demais nutrientes presentes nos vegetais são muito mais saudáveis!

As proteínas animais possuem grandes índices de gordura saturada e colesterol, prejudiciais à saúde. Ao contrário, os vegetais têm altos índices de vitaminas e minerais, baixo teor calórico e bom colesterol - já fizemos alguns textos sobre isso aqui no blog, leia aqui, aqui e aqui.

Ainda há algumas outras vantagens, uma delas é o controle do consumo. A combinação necessária de ingredientes vegetais para atingir o valor diário desejado de proteína faz com que você tenha um maior controle, para não exceder a quantidade certa. Outra vantagem: proteínas vegetais são totalmente naturais e hipoalergências, ideias para pessoas com intolerância a lactose e outras alergias ligadas a alimentos de origem animal. E ainda são mais sustentáveis! Vegetais consomem menos água na sua produção e causam muito menor impacto ambiental.

O que não falta são razões para você tornar os vegetais a principal fonte de proteínas da sua dieta. Vamos ser mais veg?
 



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