Pćo de queijo vegano

Ingredientes

- 600 de batata baroa;
- 1 e ¼ de xícara de polvilho doce;
- 2 xícaras de polvilho azedo;
- 1/3 de xícara de azeite de oliva;
- 1/4 de xícara de água morna;
- 1 colher de sopa de levedura nutricional;
- 1 colher de chá de açafrão da terra em pó;
- Sal marinho a gosto.
 

Modo de preparo

Descasque as batatas, pique e cozinhe, de preferência no vapor (para ficar mais “sequinhas”). Amasse-as com um garfo ou espremedor de batatas (não liquidificar ou usar processador). Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200 graus.
Em uma tigela, adicione o purê, uma pitada de sal, metade do azeite e a levedura nutricional para fazer o “queijo”. Misture bem.
Adicione os polvilhos, o restante do sal, do azeite e a água. Misture tudo com uma colher e depois com as mãos até atingir o ponto de “massinha de modelar” sem grudar nas mãos. Se necessário, adicione um pouco mais de polvilho doce e azedo e faça bolinhas no tamanho desejado.
Unte uma assadeira com azeite e adicione os pãezinhos deixando um espaço entre eles. Leve para assar a 200 graus até ficarem dourados e crocantes.
 
A levedura nutricional é um fermento inativo, produzido por fungos, que pode ser utilizado tanto como suplemento quanto como tempero, devido ao seu sabor similar ao queijo. Possui alto teor protéico, é fonte de fibras, vitaminas do complexo B (incluindo a B12), magnésio, zinco, cobre e fósforo.
 

Fonte

Bruna Murta - Nutricionista Veg+